Visualizações

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

UM NOVO ILUMINISMO

https://jornaldelfos.blogspot.com.br/2011/02/um-novo-iluminismo.html

UM NOVO ILUMINISMO

Depois do Iluminismo, o Homem passou a rever melhor suas crenças que aceitou sem usar a razão.Uns optaram pela liberdade racional e a maioria adaptou suas crenças, criando justificativas, atenuando os absurdos ou simplesmente fingindo que não existem.Alguns pensadores religiosos dão a impressão de criar uma nova religião, alegando que as escrituras não podem ser lidas literalmente e cada um cria seu deus particular.


Hoje, a sujeira que as religiões jogaram sob o tapete parece gritar a cada descoberta e a História nos mostra, a quem tem olhos de ver e até aos que não querem ver, cada mentira frágil que foi aceita sem questionamentos, com a velha ressalva que “religião não se discute”.

Cristãos frequentam as igrejas esperando um homem que morreu há 2000 anos, como se já tivessem colocado em prática os ensinamentos, que teoricamente significa mais compaixão entre todos e merecessem sua volta para recompensar a vaidade dos que se “santificaram” segundo suas crenças confusas.
A própria espera da volta de Jesus é um desejo baseado no orgulho, uma concordância com a injustiça e uma justificativa para o medo de encarar a vida de frente, a vaidade disfarçada que nada tem a ver com o “amor ao próximo”, já que está em jogo a salvação da própria pele.

A cada dia o Homem ascende e se liberta dos mitos do passado e as religiões são cada vez mais discutidas e questionadas.

O Universo é mais fascinante e grandioso que a criação do mundo revelada pelo deus dos judeus, Javé.
A moral do Homem é mais elevada que a de seus profetas.
A Justiça do Homem supera a de seus reis e profetas.
A sabedoria humana supera os deuses que o homem criou no passado.

Para o homem se libertar e viver em harmonia, solidariedade e amor ao próximo, precisa antes enterrar seus deuses e assumir sua responsabilidade que lhe é própria.

UBDeístas U.B.D.
Veja mais textos em: http://ubdeistas.blogspot.com/