Visualizações

quarta-feira, 29 de junho de 2022

A Raposa e o Jornalista

  

#ARaposaEOJornalista

 Em uma das visitas ao #MuseuDeHistóriaNaturalProfessorDiasDaRocha no #CampusExperimentalDaUECE em #PacotiCE fiz questão de pedir à #DrSheilaFernanades para bater uma foto minha junto à raposa da #Exposição de #taxidermia (#taxiodermia) por ser o #SímboloDoJornalismo, função que exerço desde 2002 quando criei o jornal escolar #VISART, que recriei em blog em 2018 e depois atualizei o nome para #JornalVisarte, abrasileirando o nome, e também criei uma marca para ele.

A raposa 🦊 é também a figura mais lembrada nas #Fábulas e está presente na obra "#OPequenoPríncipe", um dos livros mais vendidos do mundo ocidental. Também  está presente em filmes de grande sucesso e desenhos animados, dentre eles o anime #Naruto, sob a forma da famosa #Besta ou #Biju #Kurama, com grandes poderes curativos e guerreiros feita de energia pura e pode renascer infinitamente feito a #Fênix mais famosa da #Grécia que também entrou para os #MitosDeOrigem do #Japão.

No Brasil e nos Estados Unidos é proibido impedir a profissão do jornalismo e em ambos os países está profissão não exige diploma, apesar de haver cursos acadêmicos para isso, não é obrigação constitucional.

Em 2009 e em 2011 fui aceito em cursos para #JornalistasIndependentes da #Abraji #AssociãoBrasileiraDeJornalismoInvestigstivo, a primeira instituição a reconhecer formalmente os #JornalistasIndependentes no Brasil, dos quais os #Twitteiros foram os primeiros, depois os blogueiros.

Eu também crio blogs e sites desde 2007, converti 18 em #Blook#E-Books em #Blog, ou os famosos #LivrosVirtuais (não confundir com #LivroEletrônico, que é totalmente diferente e é algo puramente comercial e não serve para novos autores independentes).

Em um dos meus jornais entrevistei um dos atuais membros Top de linha do ABRAJI, o jornalista Fábio Oliva, 2010, para o Jornal Delfos impresso e online. Ele foi ganhador do Prêmio 🏆 Troféu Imprensa 2017 de Melhor blog regional do Brasil. Em 2009, Fabio Oliva entrou para a ABRAJI após recebe um prêmio de bravura da mesma por sofrer um atentado de assassinato a tiro,  à queima-roupa,  cometido por dois advogados.

Em 2009 eu havia noticiado o caso e depois vi o #FábiiOliva no encarte do curso da Abraji no primeiro curso que fui aceito pela associação, mostrando o jornal #JolhaDoNorte no caderno do O POVO e láo continua o endereço para o Blog pessoal do Fábio, daí foi mais fácil achar contato de e-mail dele e fazer a entrevista. O Fábio só está vivo graças ao heróismo de um #MotoTaxista que acelerou no meio dos advogados e disse "Sobe aí" e salvou o jornalista de ser assassinado no meio da rua por se atrever a criar um jornal que concorria com todas as mídias da sua cidade, que pertenciam a familiares de ex-prefeitos.

O Jornal Folha do Norte é um dos grandes exemplos de #JornalismoCidadão que muda o mundo dentro de uma coisa chamada #CidadaniaOarticipativa, o que eu sempre exerci, mas que só aprendi que existe um nome pra isso em um dos cursos que fiz pela Uane - Universidade Aberta do Nordeste com parceria com ia Fundação Demócrito Rocha e UECE - Universidade Estadual do Ceará que assinaram o alguns dos certificados de cursos que fiz online na plataforma #AVA que a Demócrito Rocha mantém para dar cursos, muitos inclusive online. #CidadaniaParticipativa foi um dos que iniciar e conseguir concluir e ter direito ao diploma após tirar 8,5 na prova final. A nota fica estampada no certificado.

Apesar de haver muito conteúdo nos meus blogs, inclusive no 18 Blooks, alcanço maior público hoje em dia no #FaceBook. A minha página principal Aroldo Historiador está numa média de mais de #21MilhõesDePessoas no período de #27Dias.

Agora, em 2022, estou pré-candidato a #DeputadoEstadual pelo #EstadoDoCeará na #FederaçãoBrasilDaEsperança e sou #VicePreaidente do #PCdoB em #Pacoti, #SerraDeBatueité, #MaciçoDeBaturité, um dos locais mais paradisíacos do #Ceará, uma das melhores #IlhasÚmidas do Estado.

#AroldoHistoriador
29/06/2022