A Morte de Capitu
A morte de Capitu é normalmente o assunto despercebido por todos em "Dom Casmurro", mesmo agora quando um jurista faz um livro sobre o assunto menos importante, a traição, o único assunto que não interessa nem em "Dom Casmurro" e menos ainda no livro do qual Machado Plagiou Shakespeare, "Otelo", esse jurista não aborda o assunto de como Bentinho Assassinou Capitu, o que é a minha única dúvida sobre a obra em si, uma vez que por ser fã de Fernando Sabino acabei lendo "Amor de Capitu", este sim um bom livro que inclusive ganhou prêmio de #MelhorRecriaçãoLiterária do ano.
Interessante lembrar das inúmeras teorias da inexistência de Shakespeare, ora como autor, retratado no filme "Anônimo", ora como existência em si, apontado inclusive como heterônimo de diversos intelectuais e como aponta a "Superinteressante" "Nos últimos 100 anos, mais de 4,5 mil livros e artigos alegam que William Shakespeare não teria sido o autor das obras atribuídas a ele". https://super.abril.com.br/mundo-estranho/teoria-da-conspiracao-shakespeare-existiu-mesmo/
Apesar de eu ser fã de Fernando Sabino, que era fã de Machado de Assis, eu não sou fã do Machado de Assis e até acho os textos dele bem chatos e ruins, sobretudo os mais famosos, com algumas exceções onde se percebe melhor o seu sarcasmo ateísta.
Não que não tenha esse sarcasmos em "Dom Casmurro", mas pela obra ser bastante enfadonha mesmo, assim como os romances de José de Alencar onde a história não anda nunca, num marasmo infinitamente tedioso.
Em "Dom Casmurro" a personagem principal, "Capitu", claramente tem este apelido em contraponto ao oposto de "Desdêmona". Perceba que, assim como "Satânia" refere-se a uma mulher que serve de musa por estar nua na janela, mas ao mesmo tempo é apelidada assim por despertar no autor desejos ditos "mundanos" ou "pecaminosos" pelas religiões.
Da mesma forma, Shakespeare absolve Desdêmona já em seu nome, uma "não-demônia", no sentido religioso depreciativo conhecido atualmente no mundo ocidental da palavra que começou como "daymon", conhecimento em Grego Antigo.
Já "Capitu" lembra "Capeta", o que já de cara culpabiliza a personagem principal da obra, mesmo Fernando Sabino deixou passar batido todas essas questões cruciais e também se ateve ao "erro crasso" de se perder no falso mote da "traição".
Acredito que a morte de Capitu se deu por envenenamento, porém ainda irei reler "Dom Casmurro", embora seja um livro que eu odeio e embora eu também odeie muito ler um livro mais de uma vez, algum dia vou fazer isso só para ver se encontro a prova cabal disso, que certamente está lá e eu deixei passar batido.
Uma das dicas que Machado deixou sobre a culpabilidade de Capitu é a expressão a qual sempre achei fraca e ruim "olhos de ressaca", dando a entender que a personagem tem olhos que atraem para um mar onde você se afogará.
#AroldoNinja
#AMorteDeCapitu #AmorDeCapitu