Visualizações

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Uma análise do resultado das escolas de samba RJ


Texto: Joseclei Nunes (Razão & Cultura)

Após o resultado hoje, resolvi postar algumas análises hoje sobre o resultado de hoje. Concordo com algumas posições, porém acho que Portela tinha que esta na frente da Beija-Flor e Grande Rio e São Clemente não era para esta onde esta, mas enfim, segue alguns comentários segundo eu.

Unidos da Tijuca: Paulo Barros mostrou agora que é sim, um carnavalesco e a Tijuca não precisa de bicheiros e nem de artistas globais para sim, fazer um belo carnaval e foi um título mais que merecido. Salgueiro: Apesar de mais um ano com problemas nas alegorias, mostrou que tem comunidade e garra na avenida, coisas que só o salgueiro saber fazer.

Vila Isabel: Depois de muito tempo, a Vila volta a fazer um enredo com origens africanas. Foi bela e mostra que a cada ano esta entre as primeiras e Rosa Magalhães, mais uma vez, mostra que ainda saber fazer carnaval.

Beija Flor: A Beija esse ano falhou em muitos quesitos e mais uma vez falha na escolha do enredo e samba enredo, mas sua comunidade esta de parabéns pela garra que mostrou dentro da avenida.

Grande Rio: Com um enredo forçado, um samba fraco e milhares de artistas globais. A escola de Caxias precisa voltar a ser como nos anos 90, pois assim então, volta ser uma escola de samba e brigará pelo título, pois hoje, é uma agremiação que tem apenas dinheiro, status, mas não tem carnaval.

Portela: Mais uma vez a minha escola precisa investir em barracão. Não adianta ter um samba, um casal de mestre sala e porta bandeira, se não tem barracão. Quando isso acontecer, ai sim pode voltar a ser campeã.

Mangueira: Ousou esse ano fazendo uma paradona. E mesmo com toda essa ousadia, mostrou que é forte, mas esta no mesmo patamar que a Portela, pois tem comunidade que sempre abraçara, mas precisa de barracão, pois foi muito triste ver Portela e Mangueira disputar a ultima vaga das campeãs.

União da Ilha: Parabéns a Ilha e ao presidente Ney Fillardis e ao carnavalesco Alex de Souza. A escola voltou a empolgar, fez um belo desfile, porem o enredo foi fraco, agora espero que ano que vem, enfim, mereça um carnaval mais alegre para enfim ganhar seu primeiro título.

Mocidade: Mesmo com o samba bom, a escola de Padre Miguel ainda não mostrou aquele brilho dos anos 90. Fez um belo desfile, porem foi uma escola normal. Agora com o enredo sobre rock in rio em 2013, a escola me preocupa, pois não é enredo de escola grande como a Mocidade, mas enfim, precisa melhorar.

Imperatriz: O mesmo que falei da Mocidade, falo da Imperatriz. Precisa voltar a ser o que foi. Fez um belo enredo, tem uma bela safra, mas precisa voltar ser aquela escola técnica, pois se continuar assim, ira pelo mesmo caminho que Mocidade esta indo também, acesso.

São Clemente: Parabéns a escola de botafogo por se manter mais um ano no especial, apesar de não concordar com a posição. Mas agora é saber fazer um desfile melhor e enfim, mostrar sua a tradição de 50 anos e enfim se manter no especial.

Porto da Pedra: Lembrou-me o livro do Gabriel Garcia Marquez, a morte da crônica anunciada, pois foi um rebaixamento anunciado. Falar de Iogurte? Uma prova que enredos patrocinados não ganha carnaval.

Renascer de Jacarepaguá: Com um desfile de grupo de acesso, a escola ainda precisa aprender muito para fazer um carnaval, mas esta de parabéns.

Inocentes de Belford Roxo: Uma escola que ganhou o acesso de forma estranha. Fez um belo desfile, carros luxuosos, porém, não era o momento de desfilar no especial, mas enfim, esse é o carnaval da LESGA.