Visualizações

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Enfim... Chegou a hora e quem será a campeã do carnaval?


Texto: Joseclei Nunes (Razão & Cultura)

Foi-se mais um ano e enfim mais um carnaval está chegando. Durante esse ano, como todo ano, com transferência de profissionais, presidentes ameaçados, reeleitos. Sambas concorrentes aclamados, sambas criticados. Patronos presos. Ócios do carnaval.

Uma novidade para o carnaval de 2012 é a reinauguração do sambódromo com setores pares no lugar das arquibancadas que poderá dificultar alguns seguimentos como a bateria, mas enfim, o carnaval 2012 e mais um espetáculo começará e que vença a melhor.

E por falar e vencer. As agremiações mais uma vez deram um duro, como todo ano para conquistar o lugar mais alto, outras sonhando em voltar sábado e outras tentando se manter.
Um ano de ensaio nos seguimentos como bateria, evolução, mestre-sala e porta bandeira. Comunidade cantando o samba enredo, os ensaios de Rua e os ensaios técnicos. Fatores que podem definir a campeã do Carnaval de 2012.

Falando de campeã, o que não falta é favoritas e analisando desde a época de sinopses, vindo com os sambas enredos, barracões e ensaios técnicos, da para ter uma analise de quem sai na frente e fica a trás, mas é claro que isso não decidiu nada, pois o que vale é o desfile oficial, então, isso é apenas uma opinião, mas vamos ver se acertei ou não na quarta-feira de cinzas.

Favoritas ao Título:

Muitos falam em Portela e Vila Isabel, que tem os melhores sambas de 2012, porem samba não define nada, mas ambas apresentaram bons desfiles técnicos, porem que em alguns setores, viram-se algumas alas que não cantaram e sem falar em pequenas falhas na evolução, mas ambos fizeram bons ensaios, porém ouve um atraso no barracão, mas tudo indica que ambas farão um belo desfile.

Outras que acho que briga pelo título é Unidos da Tijuca, Mangueira e Salgueiro. Ambas fizeram bons ensaios técnicos e tem a força de sua comunidade, além que há tempos, elas vêm brigando por posições mais altas. Vale lembrar que será um teste para Paulo Barros, pois terão que mostrar que também sabe fazer enredos não inventados, como enredos anteriores. Outra que vejo que cresceu foi a Mangueira, com uma samba simples de fácil entendimento, porém é um enredo bom para se brincar e de fato, se a comunidade abraçar, vai ser difícil segurar, porém, a Mangueira ultimamente, sempre passa por atrasos de barracões que em alguns anos a escola se atrapalhou devido a alegorias mal acabadas, resta saber, se agora eles vão entrar na avenida com tudo perfeito. Salgueiro. Impossível não colocar o Salgueiro na briga. Campeã em 2009, por erros em evolução, não estaria brigando em 2011. Confesso que cheguei a não acreditar na Escola da Rua Silva Teles, porém me pressionou muito com a força da comunidade e o samba cresceu e fizeram dois bons ensaios com poucas falhas. Resta saber se a briga interna na diretoria não atrapalhará a agremiação e as alegorias do Renato Lage, que de fato, tirou o título da agremiação em 2011.

Briga pelas campeãs:

Sempre almejando vôos altos, Beija-Flor e Grande Rio, estão mais badalados nas páginas policiais do que nas páginas do carnaval. A escola de Caxias, falando de um enredo em alusão do incêndio que houve em 2010, acredita que conquistará seu primeiro título, porém o enredo e o samba não agradaram a maioria dos especialistas, mas acabou surpreendendo nos ensaios técnicos e talvez seja um fator positivo para agremiação, que terá que mostrar que sabe fazer carnaval e calar boa parte da critica que acha que o enredo seria algo forçado. A Beija-Flor esse ano com enredo de Maranhão, espera conquistar o bi, mas acho que esse ano, não vá repetir como nos anos anteriores. Apesar de ter um bom elenco, a escola não agradou com o fraco samba, que foi uma junção de dois sambas finalistas, mas como a grande rio, tem uma comunidade que faz diferença.

Outras três escolas que entra para briga das campeãs é Mocidade, Imperatriz e União da Ilha. Mocidade e Imperatriz têm uma dura batalha e mostrar que ainda estão vivas entres as maiores, pois ambos, vem de problemas na diretoria a ano e não são mais aquelas que escolas que brigavam todo ano na década de 90. Porém 2012, isso pode mudar. Ambas mostraram força e me surpreenderam no samba e na bateria, a Imperatriz mostrou garra no ultimo ensaio, onde mesmo sem som, a comunidade cantou. A Mocidade conseguiu enfim corrigir alguns erros de anos interiores, mas falta aprimorar um pouco em harmonia, porém ambas precisam voltar ser aquelas escolas de outrora, pois senão...

União da Ilha. Confesso que não gostei do samba, mas depois do que vi nos desfile ano passado, mesmo com toda dificuldade, fez um belo desfile que deu um estandarte de ouro. Mas o samba, do meu camarada Aloísio, apesar de mais ou menos, tem a voz de Ito Melodia, que merece meu respeito e o barracão desse ano está um luxo. Se a Ilha repetir o que fez no desfile no ano passado, veremos a insulana no sábado das campeãs.

Briga para não cair:

Posso esta enganado ao colocar a São Clemente aqui nessa lista, pois acho que a escola pode surpreender e muito nesse carnaval. Um samba irreverente, um enredo bem contado, um barracão luxuoso. Não me surpreendia se voltasse sábado, porém, é preciso vencer o “preconceito” dos jurados para ficar no Grupo. Já a Porto da Pedra esse ano não foi feliz em minha opinião. Além do belo barracão, mas um enredo complicado, um samba fraquíssimo e sem falar da troca do carnavalesco a vésperas do carnaval. Há tempos ela esta se segurando no especial e parece que esse ano as chances são grandes. A Renascer esse ano de estreia no grupo especial não deve se firmar, mesmo com a falta de uma escola de Jacarepaguá no grupo, porém acredito que é uma escola promissora, mas esse ano, ela desce.

Essa é minha opinião, mas vale que só vamos saber debater de verdade, a partir da manhã de terça do carnaval até a noite de quarta, quando sai a campeã, porém até agora, temos as apostas, mas vamos ver na quarta de cinzas se todos nós amantes do carnaval acertou ou não.

Até quarta!!!