Visualizações

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

SER MULHER


Dizia-me a Ilusão:
_Observa ao teu redor
não vês a vida
A sorrir em flor?

Por que te deixas, então,
Ser escrava num fogão
Se conheces teu valor?
Como aceitas ser, na cama,
Boneca de porcelana
De quem não te tem amor?

E me lembrava a razão
As palavras sem emoção
Na queixa que um dia lhe fiz:
_ O jovem romântico
Me sussurrou:
_És um sonho!...
E nesse sonho eu viajei.

O Poeta feiticeiro
Me falou numa canção:
_És uma flor.
E eu me envaideci...

O aventureiro exclamou:
_És um estrela!
E eu me deixei alcançar...

O andarilho sonhador me segredou:
_És uma Fada!
E eu sorri feliz...

Todos me viram
Como nunca fui:
Menina ingênua,
Moça faceira,
Princesa ou Rainha,
Deusa, Musa,
Santa ou Pecadora.

Para muitos fui amiga
Irmã e até conselheira
Fui Cleópatra ou Dulcinéia;
Fui Maria ou Madalena,
Verônica, Judith, Éster...

Só não fui, meu Deus,
Que pena!
Só não fui aos olhos deles
O que realmente sou:
MULHER!

Rosimar Brito