Visualizações

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

CONVERSA COM O HISTORIADOR EUCLIDES GARCIA PAES DE ALMEIDA- PARTE 2

https://jornaldelfos.blogspot.com/2019/11/conversa-com-o-historiador-euclides_4.html
CONVERSA COM O HISTORIADOR EUCLIDES GARCIA PAES DE ALMEIDA- PARTE 2

Outros dados interessantes de outras partes de conversas que estamos tendo via Facebook.

Euclides:_Tenho também o HQ de uma companheira de Curitiba, que foi estudante nos anos 67 e militante e mostra como os estudantes foram se encaminhando para a revolta e a resistência à ditadura, pela vida clandestina e até conforme umas organizações indo pelo uso das armas. Posso te passar alguns desses quadrinhos que são bem didáticos.


Minha intenção quando criei a Exposição era fazer coleta de relatos de todas as cidades por onde passasse, mas já viu, a dificuldade de falta de grana. Seria super importante e até inédito fazer um levantamento disso.

A falta de grana fez com que eu deixasse sem consertar o data-show , o aparelho de som, e 15 mp3 que usava como monitoramento individual junto com alto falantes externos de 2 fones.

AH:_ Só a título de curiosidade, o senhor também é ateu?

Euclides:Sim! Desde os meus 11 anos! Não te contei? Que perturbei tanto o padre catequista que lecionava religião no Colégio Salesiano que ele acabou me dando choques com uma maricota.

AH:_ Eita! O que é maricota?

Euclides:Porque eu lhe fazia perguntas dentro da aula de religião: Porque Adão e Eva apareciam em pinturas com umbigo se eram sem pai nem mãe? Se não deviam aparecer de barriga lisa?

E porque osa anjos apareciam de vestidão longo, asas e tocando lira e não de calça jeans, tocando guitarra elétrica e de motor a jato nas costas se Deus era Onisciente, Onipotente e Onipresente!

E cada vez que eu fazia uma dessas perguntas sinceras ele me dava castigo no final das aulas: escrever na lousa mil vezes: não devo zombar das santas palavras.

O meu processo de virar ateu deu muito trabalho, a partir dos 14 até uns vinte e poucos eu não era um ateu total, tinha muita dúvida, muitos pesadelos.


Euclides:_Pior é que esse padre era um alemão de olhos verdes e loiro que fazia trabalho "cristão" entre os índios do Mato Grosso. Deve ter usado por lá. E olha que isso foi em 1958, quando eu estava na 5ª serie.


 Mas, depois do cursinho, inclusive quando eu já tava na faculdade e fui reler as apostilas vi sobre Constantino aí eu tive certeza que religião era uma enganação completa você tem alguma imagem desse negócio de dar choque, pra eu ter uma ideia?

Euclides:_Devo ter mas aqui agora não, pois estou na escola usando os PCs deles.

 Mas eu fui torturado no Deops com uma maquininha maricota e com uma bateria de carro. Eram só 2 policiais mas ficaram desde as 7hs até as 22hs. Claro que tive que usar de malandragem.

Eu gritava quando era torturado pela "Maricota" e segurava bem os dentes preso pra não gritar quando o choque era da bateria e assim pensaram que a bateria tinha descarregado e parara de usá-la.


E claro, eu tinha que entregar alguma coisa pra eles, mesmo que não tivesse importância (e não tinha mesmo) pois era sobre uma garota que estava com um documento de Argentina de 50 anos e ela tinha uns 19 e era de quando cheguei em SP há uns 2 anos e meio atrás.

A.H:_É tipo uma máquina com dois prendedores de ferro? Em que ele rodavam uma manivela para gerar corrente?

Euclides:Então eles me tiravam de ficar de ponta cabeça e levavam até o hotel, nisso eu ficava com o corpo em melhores condições, do que se tivesse ficado ininterruptamente.

Mesmo assim, quando fui levado no dia seguinte pra uma cela coletiva, estava paralisado da cintura pra baixo pela posição do pau-de-arara e dos choques. 

Se não fosse um dos presos que tinha academia de musculação e me ensinou a dar ponta-pés na parede com a planta dos pés mais de mil vezes cada um, estaria paraplégico hoje.

"maricota" é um gerador de energia que a manivela ao ser rodada produz.

Mas imagina você ficar girando a manivela das 7 até as 22hs? Cansa um bocado !

AH:_ Imaginei que que fosse porque tem um aparelho semelhante, talvez o mesmo de que se fala no livro "Brasil: nunca mais".

Euclides:_ MAS ,CLARO, É ESSE APARELHO QUE SE CHAMA "MARICOTA". 

VEJA BEM, SE VOCÊ TEVE TANTAS PESSOAS QUE SE INTERESSARAM PELO QUE PASSEI PRA VOCÊ, VEJA SE ELES SE INTERESSAM EM APRESENTAR A EXPOSIÇÃO AÍ, OU MESMO SE DESEJAM fazer réplica de minha exposição. Eu posso repassar o "corel" dos banners e se tiver minha hemeroteca já digitalizada, posso repassar pra eles.


Eu tenho muito material dos indígenas, sou meio que especialista nos kaingang que eram de minha região. 

APROVEITE QUE TEM UM MEIO INTERNÉTICO E IDEOLOGIA E ME FAÇA ESSE FAVOR, ACREDITO QUE AGORA É NECESSÁRIO INFORMAR AS PESSOAS SOBRE O QUE FOI A DITADURA E O QUE PODE SER HOJE EM DIA, SE NÃO NOS CONSCIENTIZARMOS.

VEJA A NOTÍCIA QUE APARECE AGORA: PRENDERAM O GUIDO MANTEGA, NO HOSPITAL ONDE SUA ESPOSA ESTÁ COM CÂNCER. ELE É PESSOA IDÔNEA, NÃO VAI FUGIR E, POR QUE ESSE ACINTE? E A MULHER DO CUNHA QUE NÃO ACHAM?

AH:_ Autoritarismo puro.


Euclides:_ O POVO BRASILEIRO É MUITO CARNEIRO E MUITO DESINFORMADO. ESTOU COM UM PROJETO, QUE DEVO TER DITO PRA VOCÊ: SOBRE USAR A LEI MEC 11645-08, CRIANDO AULAS SOBRE O ÍNDIO E O NEGRO PRA QUE SE FAÇA UMA JUSTIÇA SOCIAL, QUE É COMBATER O PRECONCEITO VULGAR.

SE PUDER COLOCAR NO TEU SITE, AGRADEÇO. POIS GOSTARIA DE TER MAIS IDÉIAS PRA COLOCAR EM AULAS, OU MESMO DE TER CRÍTICAS CONSTRUTIVAS PRO QUE JÁ FIZ.

VEJA ALGUNS EXEMPLOS QUE PENSO EM USAR NO PRIMÁRIO: 




ESSA ÚLTIMA FOTO EU TIREI DO "MUSEU ÍNDIA VANUIRE", DE TUPÃ, QUE MOSTRA OS ÍNDIOS KAINGANG COMO SE USASSEM PENAS, O QUE NÃO É VERDADE, COMO SE USASSEM SAIOTE DE FIBRAS, QUE O HOMEM NÃO USA NADA E AS MULHERES SAIOTE TIPO O SARONG TECIDO DE FIBRA DE URTIGA, E CUJAS ARMAS COMO ARCO TEM 3 METROS E NO MANEQUIM NEM CHEGA NA METADE DO CORPO E FLECHA QUE É SEMPRE DA ALTURA DO SEU DONO. NA MOSTRA APARECE PEQUENINO.

AH:_ Pro senhor ver, informações a ser corrigidas dentro do próprio museu. Esse de todos éramos humanos eu gostaria de publicar no Face agora, pondo o nome do senho acima.

Aqui na minha cidade eu corrigi a idade e ainda tem gente na dúvida, mostrei que a cidade vizinha (Guaramiranga) é um dia mais velha, com 126 anos, mas lá ainda insistem em comemorar uns cinquenta e poucos e no dia errado também.


Euclides:_  POIS EU TENHO UM LIVRO ESCRITO SOBRE MINHA CIDADE E SOBRE UM PREFEITO REALIZADOR.


O LIVRO ERA DE 550 PÁGINAS E O NETO DO PREFEITO TINHA CONCORDADO COMIGOEM QUEEU PROVEITASSE O LIVRO PRA CONTAR FATOS HISTÓRICOS INÉDITOS E DESCOBERTOS POR MIM, SOBRE A CIDADE, MAS FICOU SEM GRANA E O TIO DELE QUE PAGOU O LIVRO E CORTOU TUDO PELA METADE.

MAS UMA DAS COISAS QUE EU CONTO É QUE MINHA CIDADE QUE SE CHAMA ARAÇATUBA, NADA TEM A VER COM A GOIABINHA "ARAÇÁ", E SIM COM UMA CORREDEIRA NA MARGEM ESQUERDA DO TIETÊ QUE É PERTO DA ZONA URBANA E FICA EM TERRITORIO ARAÇATUBENSE, .E USEI UM MAPA BEM ANTIGO DE BANDEIRANTES DO RIO TIETE COM ESSA CORREEDEIRA QUE SE CHAMA ARAÇATUBA, SENDO QUE SERIA ORIGINALMENTE ARAÇATYBO OU ARAÇATUBO, DO TUPI-GUARANY QUE ERA A LÍNGUA DOS BANDEIRANTES. 

E OUTRA COISA QUE CORRIJO NO LIVRO É O FATO DE QUE OFICIALMENTE SE CONSIDERA QUE ARAÇATUBA SURGIU EM 1908 E PORTANTO TERÍAMOS JÁ 108 ANOS DE EIXISTÊNCIA. O QUE É MESTIRA, POIS EM 1908 HAVIA APENAS UM VAGÃO ABANDONADO ONDE SERVIA DE ESTAÇAO E UM BILHETEIRO QUE QUANDO CHEGAVA TREM VINDO DE MATO GROSSO ELE PEGAVA E IA DORMIR EM BAURU.

PORTANTO INABITADO. E SÓ A PARTIR DE 1911 É QUE FOI FEITO UM TRAÇADO URBANO MAS QUE FICOU SEM CASAS E NEM PROPRIEDADES. ENFIM, É DURO SER HISTORIADOR EM TERRA DE CEGO.


AH:_ Demais. Porque no Brasil, em terra de cego quem tem olho é deficiente visual. E quem não enxerga é que é o normal.


Euclides:Sabe que esse inbox e face é algo que pode ser muito produtivo,quando se faz com bom esquema.

AH:_ Dá pra mandar livros até em pdf. A única coisa paia que ficou atualmente é que o áudio vem em um formato que quase nunca dá pra baixar, dificulta as parcerias musicais.

A operação que eu achei que era plano coehn é Operação Condor. Foi muito inteligente a distração de um fingir estar morrendo e depois jogar a cédula fora.

Euclides:_ Não! A operação que você disse Cohen foi se não me engano Operação Pintasilgo, tenho que ler em depoimento de Araken, que era pra atingir o avião presidencial de Jango em 1961.

AH:_ Mesmo assim poderiam ter morrido.

Euclides: que sabíamos que o Uruguai era democracia, e o poder das manchetes poderia por tudo deles a perder.

AH:_ Eu vi por cima. Sei que realmente esse plano existiu de derrubar o Jango. Eu também tenho 99,9% de certeza de que matam o Castelo Branco.

Euclides:_Esse Araken era do grupo do BRIZOLA QUE DEPOIS EM 1966 FEZ UMA OPERAÇÃO NO MORRO KAPARAÓ, DE GUERRILHA DE CAMPO. 

AH:_ Agora, tinha o Plano Condor que era um plano de criar ditaduras em todos os países da América Latinha ao mesmo tempo.
O Uruguai estava na lista deles.


Euclides:_CLARO, AQUELA HISTÓRIA DE CHOCAR UM AVIÃO DA AERONÁUTICA COM O DELE E O PILOTO QUE CHOCOU SAIR DE PARAQUEDAS, FOI MUITO MAL CONTADA.

AH:_Tanto que o Mujica até baleado foi quando sequestrou gente e roubou bancos para financiar as armas contra o golpe.

Euclides:MESMO NÃO SENDO O CASTELO UM SANTO, POIS DESDE O DIA 1 DE ABRIL FORAM PRESAS MILHARES DE PESSOAS DE ESQUERDA, COLOCADAS EM PRISÕES DE QUARTEIS E EM SIGILO,TORTURADAS E TEVE ALGUMAS MORTES.


AH:_ O Uruguai teve ditadura em seguida, nessa época, depois que você conseguiu se libertar da prisão lá




Euclides:_ O MARCIO MOREIRA ALVES ,FICOU FAMOSO POR ESCREVER NOS JORNAIS DIARIAMENTE SOBRE ISSO TUDO COM DEPOIMENTOS DOS PRESOS E VIROU UM LIVRO QUE EU TENHO.



AH:_O problema do Castelo é que ele queria acabar com a Ditadura logo no começo, o dono da Globo, Roberto Marinho foi quem o impedira de voltar, e este a mando de um assessor do presidente estadunidense da época.

Euclides:A DITADURA FOI EM 1973 ,SE NÃO ME ENGANO E EU JÁ ESTAVA NO BRASIL, VOLTE EM OUTUBRO DE 1971, E ESTAVA SEMI-CLANDESTINO EM SP, TRABALHANDO EM PUBLICIDADE.

AH:_ Ou seja, se vocês não se livrassem com aquela artimanha, teriam morrido sem vestígio algum até hoje. O Uruguai em ditadura jamais revelaria.

Euclides:_ ELE ERA DE UM GRUPO E O COSTA E SILVA DE OUTRO, MAIS RADICAL E DIREITOSO. MALUF ESTAVA NISSO ATÉ OS CABELOS. UM AMIGO MEU DE PENSÃO EM SP, ERA CROUPIER NUM CLUB DE POKER. E VIU QUANDO O MALUF APRESENTOU O COSTA E SILVA NO CLUB, DE GENTE DE ALTA GRANA E NITIDEZA.

E DISSE QUE O MALUF DEIXAVA O COSTA E SILVA GANHAR, PRA FICAR TODO AMIGO. NÃO FOI SIMPLES O MALUF CONSEGUIR APOIO DA DITADURA.

Não me lembro se te enviei sobre uma Cooperativa de pais que fundei em 1973, em Curitiba, (todos os pais eram pessoas de esquerda que não queriam seus filhos educados numa pré-escola fascista, como havia em Curitiba na época,) que foi fechada e seus diretores presos e suas crianças (de 1 a 6 anos) fotografadas e fichadas como "comunistas" além de um general dar depoimento no Jornal da Tardeque as referências pedagógicas eram "um bando de comunistas, como Piaget, Vigotski e Wallon", justo os que estão sendo os mais utilizados nos dias de hoje.





 Uma dessas crianças, cresceu e desenvolveu uma doença incurável e sua mãe, que fora ultra-torturada no período de estudante havia feito com ele um pacto de vida e morte, de que ambos tirariam suas vidas caso estivessem em situação como a dele,sem alternativas. e o executou no leito de hospital e tentou se matar mas a bala ficou encravada no osso do cranio. tempos depois ela conseguiu se matar. 

Isso era algo recorrente de traumas de pessoas que foram torturadas, e não conseguiam viver normalmente,como muitos casos de ex presos políticos que se suicidaram. 

O outro caso foi de um filho de um amigo meu ,jornalista que tinha seu escritório junto ao de nossa Associação de Ex-preso políticos, no Largo de S.Francisco. 

Ele e a esposa estavam presos e torturados e a criança ainda nenê chorava de fome e um dos torturadores o jogou contra a parede e deve ter feito outras coisas abomináveis. O filho deles cresceu solitário, traumatizado e já na meia idade recebeu indenização da Anistia , mas dias depois se suicidou. Tenho muitas outras coisas pra mostrar. caso interesse posso enviar.

AH:_ Sim. Com certeza.

Euclides:_ Leia a reportagem, extensa do caso do nenê que se tornou um adulto sem chances porque não sei se sabe, o Serviço de Repressão contava com 200 mil paramilitares, ganhando mais do que o dobro de seus ordenados usuais como policiais civis, policiais militares, ou militares do Exercito, Aeronáutica e Marinha. 

Para justificar essa boa vida eles protelaram por 21 anos a volta da democracia.



AH:_ Eu tô lembrando agora que uma das dicas do Maquiavel para se dominar "bem" um "principado" seria por um soldado em cada esquina. Isso é basicamente o "estado de sítio", né?



Euclides:_ Era uma comunidade maior em efetivo que a Aeronáutica e a Marinha, que tinham entre 50 mil e 60 mil e maior que o Exército que chegou a ter 180 mil

E com salários duplicados, e essa duplicidade era paga pelas Indústrias e bancos. 

Além de quando era missão no exterior tinha um bônus extraordinário, que permitiu que o delegado Fleury, que como delegado de polícia civil ganhava muito menos do que hoje, poder comprar o Iate, onde morreu na inauguração dele.

Dia 4 de Novembro fui convidado pelo autor do livro "Operação pequeno Príncipe" a comparecer no lançamento no Museu Paranaense ,as 19hs , e estou pensando em ir.

AH:_ Sem ser ditadura a gente poderia enquadrar esses super-salários como desvio de verba, não?

Euclides:_ Sabe porque Pequeno Príncipe? Era o nome da pré-escola de Curitiba, que foi fechada em 1966, só porque o diretor era o secretário do partido comunista de Curitiba. Fotografaram as crianças e ficharam elas como "comunistas".

AH:_ "Operação Pequeno Príncipe", deve ser um bom livro.

Euclides:_ Corrupção, também, pois era dinheiro de fontes particulares para funcionários públicos.

AH:_ E eu pensando naquele livro "O pequeno Príncipe" rsrs

Euclides:_ Sobre essa operação de 1978 tem uma professora que fez tese de Mestrado ou doutorado , Talvez eu a encontre lá.

Pois acredita que um general disse na época que até o nome da escola era subversivo! Pode?

O original livro de Saint Exupery é um livro excepcional.

AH:_ Pois é. Eu nunca entendi esse negócio de "subversivo".
É uma palavra inventada sem sentido algum.

Euclides:_ Abaixo do verso; ESCONDIDO. O QUE NÃO TINHA NA ÉPOCA SENTIDO NENHUM ERA CHAMAR-NOS DE TERRORISTAS, POIS TERRORISTAS FORAM ELES.

AH:_Outro absurdo. Assim como a Globo chama de "traidores" os deputados que votaram contra a Pec da Morte. Traidora é a Globo, traidor é o Michel Temer, o Cunha, a base do PMDB que apoia o golpe, o Aécio e o PSDB.

Euclides:_ VEJA SÓ: OS DEPUTADOS DERAM AUMENTO EXCEPCIONAL PROS JURISTAS E DEPOIS QUEREM 20 ANOS DE CONGELAMENTO

CRIARAM A PEC DO CAIXA 2, QUE FELIZMENTE AINDA NÃO FOI APROVADA, ONDE QUERIAM LEGALIZAR O DINHEIRO ENVIADO PRO EXTERIOR

 AH:_ Não foi ainda. Tudo pode acontecer em um governo golpista. Eu não duvido de nada vindo do Temer.




Euclides:_ O TEMER NÃO É DE NADA! APENAS REPRESENTA UMA CORJA DE SUBS;sub-políticossub-intelectuais, sub-burgueses, que estão lá em cima pra fazer a festa de banqueiros.


Aroldo Historiador
13/10/2016 
Conversas via Facebook (Ceará- São Paulo)